Introdução à Medicina Tibetana

Medical Thangka No. 3 of the Blue Beryll
The Root of Diagnosis

A medicina tibetana, conhecida como sowa rigpa, é um sistema tradicional de cura que combina elementos da filosofia budista a práticas médicas ancestrais. Enfatizando a prevenção, emprega várias abordagens diagnósticas, como análise da língua, urina, do pulso e histórico do paciente para identificar os desequilíbrios físicos e emocionais e permitir que os terapeutas desenvolvam um plano de tratamento eficaz e direcionado. Os tratamentos incorporam técnicas como acupuntura, massagem, moxabustão, compressas, exercícios físicos específicos, banhos medicinais e outros.

A farmacologia baseia-se em fórmulas complexas com múltiplos ingredientes, feitas com ervas, minerais, metais e produtos de origem animal. Todo esse conjunto de técnicas visa restaurar o equilíbrio integral de corpo, mente e espírito.

O bem-estar é visto como um estado de harmonia entre diversos fatores, incluindo aspectos físicos, emocionais e espirituais, além do equilíbrio dos três humores – vento, bile e fleuma. Esses humores são vistos como fundamentais, governam as funções corporais e emocionais e estão relacionados aos cinco elementos: ar, terra, fogo, vento e espaço.

Histórico

O sistema médico tibetano teve suas origens no século VIII, sob o reinado do rei Trisong Detsen, e incorporou as melhores práticas médicas internacionais da época, oriundas da Grécia, Pérsia, Índia, China e Ásia Central. O tratado médico Giyud Shi, ou os Quatro Tantras, foi originalmente composto nessa época por Yuthok Yönten Gönpo, o Ancião e, posteriormente, editado no século XII.

O Giyud Shi baseia-se nas práticas de saúde nativas do Tibete somadas ao dos participantes de conferências médicas do século VIII vindos de outros países, que se reuniram no Mosteiro de Samye e formaram o Conselho Médico de Trisong Detsen, composto por respeitados praticantes internacionais. A prática e o ensino da medicina tibetana atuais têm como livro-base as edições do século XII feitas por Yuthok Yönten Gönpo, o Jovem, no Giyud Shi original.

Durante quatro séculos, esse conhecimento foi mantido em família, até que, no século XII, Yuthok, o Jovem, transmitiu-o ao seu principal discípulo, Sumtum Yeshe Zung, que treinou vários alunos, dando continuidade à transmissão dos Quatro Tantras fora da linhagem familiar. Dentre suas composições, temos uma biografia de Yuthok, o Jovem, contida no Yuthok Nyingthig, ou a Essência do Coração de Yuthok.

Sorig Khang: “casas” da medicina tibetana

Dr. Nida Chenagtsang está à frente de várias instituições internacionais amplamente reconhecidas dentro da medicina tibetana, que desempenham um papel fundamental na preservação e disseminação do conhecimento médico tibetano.

Estabelecidas com o objetivo de integrar práticas de cura tradicionais e com uma abordagem educacional formal através de dois principais grupos, o Sowa Rigpa Institute e a Sowa Rigpa Open University, têm se destacado por seu papel essencial na formação de praticantes qualificados. Promovem um ambiente onde a pesquisa e o desenvolvimento da medicina tibetana são incentivados.

Ao longo dos anos, dr. Nida Chenagtsang vem estabelecendo várias khangs em todo o mundo com objetivo de difundir todo esse conhecimento precioso que visa nosso bem-estar e saúde, e formar terapeutas provenientes de diversas formações e profissões. Não é necessário ser médico ou da área de saúde para se tornar um terapeuta da sowa rigpa.